RETURNAR AO SITE:http://www.tlig.org/pt/testimonies/churchpos/couto/www.tlig.org/pt/testimonies/churchpos/couto/TAMANHO DA LETRA: NORMAL - GRANDE

Português » Testemunhos » A Posição da Igreja » Bispo Anil Joseph Thomas Couto »

 

Bispo Anil Joseph Thomas Couto

Bispo de Delhi, Índia dirige-se aos Peregrinos de AVVD em maio de 2005

 

(...) Santa Catherine de Sienna e todos os outros grandes Santos uma vez que deixaram uma grande marca na História, não tenho que falar-vos disso. E que desafiaram e convenceram o Papa e assim por diante a voltar para o modo de vida do Evangelho.

Devo confessar que eu não estava muito nisto no começo. Tive uma experiência com Vassula em Delhi em 1990 antes de me tornar Bispo. Tinha apenas retornado de Roma depois de meus estudos Ecumênicos. Tivemos um encontro muito bonito com todos os Pastores e assim por diante. Mas naquela época não tomei isto tão seriamente. Eu disse há muitas pessoas como estas no mundo hoje e assim por diante. Mas à medida em que comecei a ler suas mensagens e outras coisas mais eu disse ela é verdadeira e é real e um caminho para a Unidade como eu estava lendo ontem não há nada mais que não seja Arrependimento, Humildade, Amor e entender e excluir um ao outro ao nível do coração e eu posso prestar atenção nisto.

Isto tem acontecido durante os quatro últimos dias pela primeira vez na minha vida e estou certo de que esta é a experiência para muitos de nós. Pela primeira vez em nossas vidas temos experimentado a Eucaristia juntos. Os Ortodoxos, os Católicos, os Anglicanos e assim por diante. Logicamente, estamos falando dos outros grupos Protestantes que não estão lá e como, se estivessem lá, também teriam tomado a Santa Eucaristia. Poderíamos pensar em leva-los na próxima Peregrinação, focalizando na Palavra de Deus. E vendo como a Palavra de Deus, como nossa própria experiência, a fé em Jesus Cristo, nossa experiência Cristã de discipulado e outras coisas mais podem unir a todos nós e isto os levaria à Sagrada Eucaristia e à totalidade da tradição Católica que todos nós partilhamos, não só os Católicos Romanos. Mas, a Tradição Católica, da Igreja que nós todos partilhamos. Levá-los à compreensão do que é a Igreja. A tradição completa da Igreja.

Desta forma, este poderia ser nosso plano para a próxima Peregrinação. Reunir para chegar a outros que não acreditam na Eucaristia como o centro da Unidade. Mas certamente a Palavra de Deus, como o centro da Unidade. Estou certo de que para todos nós; a palavra de Deus é o fundamento. Nós nos demos conta disto em Delhi quando o Santo Padre, o Papa João Paulo II faleceu e tivemos um serviço de oração Ecumênico. Reunimos tantos deles e todos eles falaram tão lindamente sobre a morte e ressurreição a fé inteira que todos partilhamos. Então dissemos, podemos não ser capazes de nos reunir à mesa da Eucaristia, mas certamente podemos nos unir à Mesa da Palavra de Deus. Portanto, podemos reunir os Protestantes e isto será uma oportunidade também para nós, de partilhar a fé que temos em comum e finalmente trazê-los para a Unidade de uma Igreja Católica Santa e Apostólica.

Então, muito obrigado Vassula. Obrigado a você por me dar esta oportunidade.