RETURNAR AO SITE:http://www.tlig.org/pt/mission/reports/2004/1106-10/www.tlig.org/pt/mission/reports/2004/1106-10/TAMANHO DA LETRA: NORMAL - GRANDE

Português » Missão » Relatos dos Encontros com Vassula » 2004 Reports » Jharkand, Índia »

 

Vassula discursa para milhares de pessoas em Jharkand, na Índia

Novembro, 6 a 10 de 2004

O vasto subcontinente da Índia, com sua população de 1.065 milhões, 2,3% dos quais são Cristãos, tem a segunda maior população de Cristãos da Ásia, depois das Filipinas. Não é de surpreender que Vassula tenha visitado e tenha tido encontros em muitas partes deste país nos últimos sete anos, em nomeadamente: Kerala, Nova Delhi, Goa, Mumbai, Bangalore, Varanasi, para citar algumas poucas, e finalmente agora Ranchi e Khutpani, no novo estado de Jharkhand, localizado no nordeste da Índia.

Mapa da Índia - Jharkand

 

6 de Novembro: Nova Deli, em seguida Ranchi, Capital de Jharkhand

Pe. Stephen Raphael, o fiel e trabalhador sacerdote carismático de Calcutá, em sua perseverança e insistência, recepcionou Vassula em Nova Delhi, instrumento para uma experiência maravilhosa e cheia de graça. Catarina, de Bangladesh, estava nos acompanhando nesta viagem para encontrar o recém formado Grupo de Oração da AVVD. O vôo de duas horas e meia de Delhi nos levou a Ranchi, a capital de Jharkhand onde fomos recepcionados por uma multidão no aeroporto, com uma saudação de flores e músicas. Em uma breve parada na Casa do Arcebispo, Vassula foi recebida na Tradição Tribal Adiwasi com jovens meninas dançando, nos levando pelo ritual de lavar as mãos e marcar a fronte, e saudados pelo eminente Cardeal Telesphore Toppo, Arcebispo de Ranchi. Houve uma amigável troca de presentes com calorosos votos de uma agradável e bem sucedida visita a Ranchi, lar da maior comunidade Católica no norte da Índia. Continuamos nossa viagem com um tour de três horas através da bela selva para Chakradharpur onde passamos duas noites no Convento das Ursulinas.

 

Vassula e Catarina são recepcionados por dançarinas 
em Ranchi
Vassula e Catarina são recepcionados por dançarinas em Rabchi

 

Fr. Ignace Topno, S.J. the interpreter, Fr. Stephen, the Cardinal and Vassula
Pe. Ignace Topno, S.J., o intérprete, Pe. Stephen, o Cardeal e Vassula

 

8 de Novembro: Celebração Anual da Festa dos Primeiros Cristãos Convertidos em Jharkhand

Este evento teve lugar a 12km do Convento, na cidade de Khutpani. As tribos desta região foram entregues a fé Cristã através das Irmãs Ursulinas, da Bélgica, em 1873. Aproximadamente, nesta mesma época, um missionário Belga, Pe. Constant Lievens chegou e foi instrumento da continuação da conversão das tribos, unindo-as na fé Cristã. Pe. Lievens é muito respeitado e venerado, e a causa da sua beatificação foi lançada pela diocese de Ranchi.

O Cardeal Telesphore Toppo, de Ranchi, e o Bispo Felix Toppo, de Jamshedpur estavam oficiando neste muito especial evento com Vassula como sua especial palestrante convidada. O campo em Khutpani às 8 horas da manhã, quando chegamos, era uma festa para os olhos. O Cardeal e o Bispo ladearam Vassula ao se aproximarem do pódio, fazendo lentamente seu caminho seguir os passos de dançarinas, através do ritual de lavar as mãos e marcar as frontes. Do palco, vimos uma série de tendas super-coloridas, bandeiras tremulantes, homens e mulheres em suas vestes nativas cheios de sons e risos. A multidão de 20.000 pessoas, composta de diferentes tribos da área. Após uma introdução por Pe. Stephen Raphael, Vassula testemunhou. Ela falou de sua experiência de um modo muito simples. Ela estava falando para as criancinhas de Deus. "Por que Deus nos criou? Para amá-Lo e servi-Lo. Como nós O servimos? Amando-nos uns aos outros..."

 

Procession  to Khutpani Meeting

Durante o Encontro de Khutpani - Vassula, o Cardeal Telesphore Toppo e o Bispo Felix Toppo, de Jamshedpur

 

Aproximando-se do pódium em Khutpani

 

A simplicidade de sua partilha tocou a multidão; havia um silêncio absoluto enquanto ela falava da reconciliação, arrependimento e todos os temas das Mensagens. O misticismo da Índia está no seu povo, manifestado em sua gentileza e sua fé. O afeto que as tribos demonstraram pelo seu Bispo e Cardeal durante a celebração da Santa Missa e as orações oferecidas comemorando as primeiras Famílias Cristãs da região, foi prova do sucesso do apostolado dos missionários da Igreja através dos séculos nesta parte do mundo.

Part of the audience of 20,000
Parte da audiência de 20.000 pessoas

 

The Ursuline sisters of the Carmel Convent in Chakradharpur among the crowd
As Irmãs Ursulinas do Convento do Carmo, em Chakradharpur, em meio a multidão

 

Holy Mass in Khutpani after Vassula’s talk
Santa Missa em Khutpani após a palestra de Vassula

 

The offering of the gifts during Holy Mass
O ofertório durante a Santa Missa

 

L to R: Father Stephen Raphael (half-hidden), Cardinal Telesphore Toppo, Bishop Felix Toppo, and Father Ignace Topno, S.J
Esq.p/dir.: Pe. Stephen Raphael (meio escondido), Cardeal Telesphore Toppo, Bispo Felix Toppo, e Padre Ignace Topno, S.J.

 

Pageantry of the colorful dance
Cerimônia de dança colorida


9 de Novembro: Festival de Oração em Loyola Grounds, Ranchi

A cordialidade e respeito dispensados a Vassula pelo Cardeal Toppo durante este encontro em que se reuniram 25.000 fiéis Católicos da diocese de Ranchi e não Cristãos, pode ser visto na seguinte Introdução traduzida ao inglês pessoalmente pelo Cardeal. (tradução logo abaixo).

Signed letter of introduction by Cardinal Toppo
Carta da apresentação assinada pelo Cardeal Toppo

 

Festival de Oração: 09.11.2004 - Loyola Grounds, 3 hs. da tarde

Apresentando a Sra. Vassula Ryden


Sua Excelência Bispo Michael, Bispo de Gumla,
Nossas distintas convidadas Sra Vassula Ryden, Sra. Cecília Lopez e Catarina,
Queridas Irmãs e Irmãos

Se estamos reunidos aqui esta tarde, três dias após o 111° aniversário da morte do Pe. Lievens, isto só pode ser porque Deus, nosso Pai assim o quis. Ninguém mais poderia ter assim preparado nossa história. Refletindo sobre isto, só podemos ficar maravilhados. Isto só confirma nossa longa experiência e convicção: "Tudo que Deus faz, Ele faz bem. Ele faz para o nosso bem". Vocês vieram aqui por causa do convite que Deus fez ao seu coração. Vocês podem pertencer, virem de diferentes comunidades religiosas, mas não tenho dúvidas de que todos vocês, no fundo dos seus corações, acreditam em Deus. Vocês vieram ouvir a mensagem que Ele quer hoje nos comunicar. Através das palavras de nossa distinta convidada, Sra. Vassula.

Permitam-me apresentar e introduzir Vassula a vocês. A Sra. Vassula nasceu em 18 de janeiro de 1942, no Egito, em Helipolis = "cidade do sol", próxima do Cairo. Sua família é Grega e viveu no Egito de três a quatro gerações. Seus pais, Vassula, suas duas irmãs e um irmão, foram todos batizados na Igreja Grego Ortodoxa. Mas, de certo modo as crianças não receberam uma educação religiosa apropriada, nem nunca aprenderam o catecismo. Antes que Vassula completasse seus estudos secundários, a família deixou o Egito, em 1960 e foram para a Suíça, onde Vassula fez um curso de secretariado e trabalhou como secretária por cinco anos em uma grande loja.

Em 1.965 ela casou com um Sueco. Ela acompanhou seu marido, que estava trabalhando para as Nações Unidas, em países Africanos e finalmente mudou-se para Dhaka, em Bangladesh. Durante todos esses anos ela nunca teve nenhum interesse particular em religião, nada especial aconteceu com ela e dificilmente praticou sua fé Cristã.

Então, em 28 de Novembro de 1.985, em Dhaka, aproximadamente às 11 horas da manhã, sua vida começou a tomar um rumo totalmente novo. O que aconteceu e como aconteceu, ninguém, nem mesmo ela, pode explicar ou entender completamente. Uma coisa ficou clara depois desses últimos 19 anos: Deus quis fazer uso dela para comunicar a todas as pessoas sinceras e fiéis no mundo de hoje, suas sérias mensagens de "A Verdadeira Vida em Deus". Até o momento ela escreveu fielmente em inglês mais de 5.000 páginas que foram traduzidas e publicadas em 40 línguas. Ela também recebeu e aceitou convites, de mais de 63 países ao redor do mundo, para pessoalmente apresentar as Mensagens de Deus, para testemunhar a Deus e Seus caminhos. Ela fez até agora mais de 700 destas apresentações. O surpreendente é que Vassula não teve qualquer instrução catequética ou teológica, e, no entanto seu ensino carismático está em conformidade com as Escrituras, a Tradição e os escritos dos Sábios e Santos. Ela fala sobre oração como um encontro com Deus, sobre o importante papel dos leigos em promover a unidade dos crentes, particularmente Cristãos, e sobre o tão importante significado do papel de Jesus e da Eucaristia no plano da Salvação de Deus.

No nome de todos os presentes neste encontro de oração e em nome da Arquidiocese, saúdo cordialmente a Sra. Vassula e suas duas companheiras Sra. Cecília Lutz e Catarina.

Estamos muito agradecidos ao Pe. Stephen Raphael e Pe.Ignace Topno e todos que trabalharam duro para organizar este encontro espiritual. Muito obrigado.

Telesphore P. Card. Toppo, Arcebispo de Ranchi.



 

 

Everyone is enjoying the entertainment
Todos estão gostando do evento

 

Vassula receiving gifts
Vassula recebendo presentes

 

Thanksgiving speech by Cardinal Toppo
Discurso de agradecimento do Cardeal Toppo

 

Discurso de Despedida do Encontro em Loyola Grounds

Cara Sra. Vassula Ryden,

Em nome do S. Eminência Telesphore Placidus Cardeal Toppo, Arcebispo de Ranchi, do Reverendíssimo Michael Minj, Bispo de Gumla e de toda a Igreja de Chotanagpur e, especialmente da igreja local e dos fiéis aqui presentes, apresento meus sinceros agradecimentos por ter estado conosco.

A Sra. partilhou conosco seu encontro e diálogo pessoal com Jesus e sua experiência de vida com Jesus. Isto não vai apenas enriquecer nossa fé em Deus, mas vai também nos animar a amar e orar a Deus diariamente e dividir nossa alegria com todos. Sua ênfase na unidade das igrejas certamente vai dar um tom para trabalhar mais seriamente pelo ecumenismo e o diálogo com nossos irmãos em Jesus Cristo.

Sua grande fé em Jesus, sua vida de oração pessoal e convicção com a qual a Sra. partilha o amor de Jesus, que é o Salvador de nós todos, tocou cada um e todos aqui presentes.

Sua firme certeza na presença do Senhor na Sagrada Eucaristia nos inspira a ter diariamente fome e sede de recebê-Lo dignamente. Creio que muitos de nós estaremos reunidos em adoração perpétua sem faltas.

Que Deus continue a abençoá-la, a sua família e seu belo trabalho ao redor do mundo. Mais uma vez, obrigado por estar conosco.

Pe. Lucas Tirkey
Casa do Arcebispo
Ranchi, Jharkhand

 

10 de Novembro: Nosso último dia na Índia

Vassula começou seu último dia em Ranchi com um encontro privado com o Cardeal, quando ela pode agradecer a ele por sua abertura e hospitalidade. Ele, em retorno, agradeceu a ela por ter vindo a Ranchi, repetindo sua opinião de que a presença dela em Ranchi agora foi parte do plano de Deus. Ela deixou em suas mãos o documento contendo as cartas da CDF, a cargo do Cardeal Ratzinger, no Vaticano, atualizando-o sobre a revisão de suas atividades e dos escritos de A Verdadeira Vida em Deus. O Cardeal ficou de fato muito contente e convidou-a a permanecer em sua sala para dar uma entrevista a um jornal.

Back at the convent, after lunch with the Cardinal and the Bishop
De volta ao convento após o almoço, Vassula com o Cardeal e o Bispo

 

Speaking to 25,000 Christians and non-Christians
Falando para 25.000 Cristãos e não-Cristãos

 

O correspondente do Hindustan Times perguntou a Vassula sobre importantes questões feministas relativas a ordenação de mulheres, desigualdade e hostilidade. Ele estava interessado em saber se Vassula divulgou as Mensagens de A Verdadeira Vida em Deus nos países Muçulmanos, e ela informou-o de seus encontros em Bangladesh, Egito e Líbano, bem como de seu próximo encontro no Paquistão em 2005.

The attentive and quietly listening crowd
A multidão ouvindo atenta e quieta

 

Blessing the crowds at the end of the meeting
Abençoando as multidões ao fim do encontro

 

Antes de deixar Ranchi, Vassula fez dali um ponto para encontro dos organizadores e membros dos grupos de oração de AVVD formados pelo Pe. Stephen Raphael.

A group so happy to welcome Vassula
Um grupo muito contente por recepcionar Vassula

 

Joy and peace are evident in these attentive faces
Paz e alegria estão evidentes nestes rostos atentos

 

Farewell picture at the convent with the Ursuline Sisters of Ranchi
Foto de despedida no convento com as Irmãs Ursulinas de Ranchi

 

Aqui acaba a visita de Vassula a Jharkhand, seu Cardeal e Bispos. Pegamos o vôo noturno para Kaohslung, Taiwan via Hong-kong, de Nova Delhi neste mesmo dia.

Cecilia Lutz