Português »
Missão » Relatos dos Encontros com Vassula » 2004 Reports » Jharkand, Índia »
|
|||||||||||||||||||||||||
Vassula discursa para milhares de pessoas em Jharkand, na ÍndiaNovembro, 6 a 10 de 2004O vasto subcontinente da Índia, com sua população de 1.065 milhões, 2,3% dos quais são Cristãos, tem a segunda maior população de Cristãos da Ásia, depois das Filipinas. Não é de surpreender que Vassula tenha visitado e tenha tido encontros em muitas partes deste país nos últimos sete anos, em nomeadamente: Kerala, Nova Delhi, Goa, Mumbai, Bangalore, Varanasi, para citar algumas poucas, e finalmente agora Ranchi e Khutpani, no novo estado de Jharkhand, localizado no nordeste da Índia.
6 de Novembro: Nova Deli, em seguida Ranchi, Capital de JharkhandPe. Stephen Raphael, o fiel e trabalhador sacerdote carismático de Calcutá, em sua perseverança e insistência, recepcionou Vassula em Nova Delhi, instrumento para uma experiência maravilhosa e cheia de graça. Catarina, de Bangladesh, estava nos acompanhando nesta viagem para encontrar o recém formado Grupo de Oração da AVVD. O vôo de duas horas e meia de Delhi nos levou a Ranchi, a capital de Jharkhand onde fomos recepcionados por uma multidão no aeroporto, com uma saudação de flores e músicas. Em uma breve parada na Casa do Arcebispo, Vassula foi recebida na Tradição Tribal Adiwasi com jovens meninas dançando, nos levando pelo ritual de lavar as mãos e marcar a fronte, e saudados pelo eminente Cardeal Telesphore Toppo, Arcebispo de Ranchi. Houve uma amigável troca de presentes com calorosos votos de uma agradável e bem sucedida visita a Ranchi, lar da maior comunidade Católica no norte da Índia. Continuamos nossa viagem com um tour de três horas através da bela selva para Chakradharpur onde passamos duas noites no Convento das Ursulinas.
8 de Novembro: Celebração Anual da Festa dos Primeiros Cristãos Convertidos em JharkhandEste evento teve lugar a 12km do Convento, na cidade de Khutpani. As tribos desta região foram entregues a fé Cristã através das Irmãs Ursulinas, da Bélgica, em 1873. Aproximadamente, nesta mesma época, um missionário Belga, Pe. Constant Lievens chegou e foi instrumento da continuação da conversão das tribos, unindo-as na fé Cristã. Pe. Lievens é muito respeitado e venerado, e a causa da sua beatificação foi lançada pela diocese de Ranchi. O Cardeal Telesphore Toppo, de Ranchi, e o Bispo Felix Toppo, de Jamshedpur estavam oficiando neste muito especial evento com Vassula como sua especial palestrante convidada. O campo em Khutpani às 8 horas da manhã, quando chegamos, era uma festa para os olhos. O Cardeal e o Bispo ladearam Vassula ao se aproximarem do pódio, fazendo lentamente seu caminho seguir os passos de dançarinas, através do ritual de lavar as mãos e marcar as frontes. Do palco, vimos uma série de tendas super-coloridas, bandeiras tremulantes, homens e mulheres em suas vestes nativas cheios de sons e risos. A multidão de 20.000 pessoas, composta de diferentes tribos da área. Após uma introdução por Pe. Stephen Raphael, Vassula testemunhou. Ela falou de sua experiência de um modo muito simples. Ela estava falando para as criancinhas de Deus. "Por que Deus nos criou? Para amá-Lo e servi-Lo. Como nós O servimos? Amando-nos uns aos outros..."
A simplicidade de sua partilha tocou a multidão; havia um silêncio absoluto enquanto ela falava da reconciliação, arrependimento e todos os temas das Mensagens. O misticismo da Índia está no seu povo, manifestado em sua gentileza e sua fé. O afeto que as tribos demonstraram pelo seu Bispo e Cardeal durante a celebração da Santa Missa e as orações oferecidas comemorando as primeiras Famílias Cristãs da região, foi prova do sucesso do apostolado dos missionários da Igreja através dos séculos nesta parte do mundo.
9 de Novembro: Festival de Oração em Loyola Grounds, RanchiA cordialidade e respeito dispensados a Vassula pelo Cardeal Toppo durante este encontro em que se reuniram 25.000 fiéis Católicos da diocese de Ranchi e não Cristãos, pode ser visto na seguinte Introdução traduzida ao inglês pessoalmente pelo Cardeal. (tradução logo abaixo).
Discurso de Despedida do Encontro em Loyola GroundsCara Sra. Vassula Ryden, Em nome do S. Eminência Telesphore Placidus Cardeal Toppo, Arcebispo de Ranchi, do Reverendíssimo Michael Minj, Bispo de Gumla e de toda a Igreja de Chotanagpur e, especialmente da igreja local e dos fiéis aqui presentes, apresento meus sinceros agradecimentos por ter estado conosco. A Sra. partilhou conosco seu encontro e diálogo pessoal com Jesus e sua experiência de vida com Jesus. Isto não vai apenas enriquecer nossa fé em Deus, mas vai também nos animar a amar e orar a Deus diariamente e dividir nossa alegria com todos. Sua ênfase na unidade das igrejas certamente vai dar um tom para trabalhar mais seriamente pelo ecumenismo e o diálogo com nossos irmãos em Jesus Cristo. Sua grande fé em Jesus, sua vida de oração pessoal e convicção com a qual a Sra. partilha o amor de Jesus, que é o Salvador de nós todos, tocou cada um e todos aqui presentes. Sua firme certeza na presença do Senhor na Sagrada Eucaristia nos inspira a ter diariamente fome e sede de recebê-Lo dignamente. Creio que muitos de nós estaremos reunidos em adoração perpétua sem faltas. Que Deus continue a abençoá-la, a sua família e seu belo trabalho ao redor do mundo. Mais uma vez, obrigado por estar conosco. Pe. Lucas Tirkey
10 de Novembro: Nosso último dia na ÍndiaVassula começou seu último dia em Ranchi com um encontro privado com o Cardeal, quando ela pode agradecer a ele por sua abertura e hospitalidade. Ele, em retorno, agradeceu a ela por ter vindo a Ranchi, repetindo sua opinião de que a presença dela em Ranchi agora foi parte do plano de Deus. Ela deixou em suas mãos o documento contendo as cartas da CDF, a cargo do Cardeal Ratzinger, no Vaticano, atualizando-o sobre a revisão de suas atividades e dos escritos de A Verdadeira Vida em Deus. O Cardeal ficou de fato muito contente e convidou-a a permanecer em sua sala para dar uma entrevista a um jornal.
O correspondente do Hindustan Times perguntou a Vassula sobre importantes questões feministas relativas a ordenação de mulheres, desigualdade e hostilidade. Ele estava interessado em saber se Vassula divulgou as Mensagens de A Verdadeira Vida em Deus nos países Muçulmanos, e ela informou-o de seus encontros em Bangladesh, Egito e Líbano, bem como de seu próximo encontro no Paquistão em 2005.
Antes de deixar Ranchi, Vassula fez dali um ponto para encontro dos organizadores e membros dos grupos de oração de AVVD formados pelo Pe. Stephen Raphael.
Aqui acaba a visita de Vassula a Jharkhand, seu Cardeal e Bispos. Pegamos o vôo noturno para Kaohslung, Taiwan via Hong-kong, de Nova Delhi neste mesmo dia. Cecilia Lutz |