Boletim nr. 5
Queridos irmãos em Cristo da América Latina:
Há dois anos, um pequeno grupo de argentinos, chilenos e uruguaios iniciamos a produção e envio de um Boletim Eletrônico com notícias da A Verdadeira Vida em Deus, na América Latina. No primeiro editorial dizíamos: “Uma velha idéia se torna realidade! Trabalhar para uma maior unidade e conseguir melhor comunicação entre os leitores da AVVD de toda a América Latina. (Sentir-nos realmente família! Que lindo!) Nosso único afã é “construir Comunidade”, estimular o sentido de pertença, através do intercâmbio de testemunhos, notícias e informação. Devemos conhecer-nos melhor para poder amar-nos. No entanto, assim diz Nosso Senhor: “Vinde conhecer-Me e amar-Me-eis; de outro modo, como podereis amar-Me? Como podereis amar alguém que não conheceis ou conheceis mal?" (08.03.1987)
Depois de um recesso de aproximadamente um ano, retomamos a comunicação com todos vocês. Por que quase um ano de silêncio? Porque diante dos acontecimentos do ano passado, faltaram-nos a fé e aceitação total da Vontade de Deus. Faltou-nos crer com fé cega na Palavra de Deus: Nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são eleitos segundo seus desígnios”. (Rom 8, 28)
Estou escrevendo isto no sábado, Vigília de Pentecostes de 2008; peço uma Mensagem ao Senhor e Ele nos fala sobre os Dons do Espírito Santo, então leio:
"Decide-te a obter do Meu Espírito de Força a força, para seres capaz de resistir às tentações que te surgirem no caminho. E para vencer com coragem e estabilidade todo o obstáculo que te poderia privar de Minha Imperecível Luz, pede ao Meu Espírito de Força que te dê um coração de guerreiro, para combater o bom combate da fé e da justiça, e que te associe a essa batalha espiritual de Meus Arcanjos Miguel e Rafael, dominando em força e valentes, guerreiros de justiça, que observam, através da Luz do Meu Espírito Santo todos os aspectos do comportamento humano. Abre a tua boca e pede! Aquele que vive para sempre e que criou todo o universo diz-te: abre a tua boca, pede e Eu ajudar-te-ei. O dia da visitação está ao alcance da mão. Humilhai-vos e pedi que o Meu Espírito de Força vos dê o poder e o vigor de levardes a vossa cruz com dignidade e fervor, a fim de que, através dos vossos sofrimentos e da vossa generosidade, vos torneis parceiros do triunfo de Meu Filho Jesus Cristo". (1.12.1995)
Lembramos que na sua última visita à Argentina e Uruguai (2003), ao despedir-se no aeroporto, Vassula nos aconselhou a pedir muito o Dom da Fortaleza! Não é por acaso! Reflitamos uma vez mais sobre a mensagem URGENTE dada pela Virgem Santíssima a Vassula, no dia 7 de janeiro de 2008.
Nela nossa Mãe Santíssima nos lembra que Deus, nosso Criador, nos pede mais compromisso e que estar convertido não é suficiente, sem sacrifícios e sem orações constantes. Aquele que se converteu e encontrou a Deus através de “A Verdadeira Vida em Deus”, deve oferecer mais sacrifícios como ato de imolação.
Ela acrescenta: “se alguém serve e se imola como oferenda, o juízo que chegará com fogo não será tão severo com ele, porque estará gozando no seu espírito do chamado de Deus que lhe trouxe a vida”.
Hoje não nos jogam para sermos devorados pelos leões como aos primeiros cristãos, mas fica muito claro que os leões que rugem circulam ao nosso redor! Nosso Senhor está nos pedindo mais compromisso junto com um espírito de valentia e o Dom da Fortaleza. Acabaram-se os meio-termos: ou estamos com Cristo ou estamos contra Cristo!
O padre John Abberton escreveu um artigo onde analisa esta mensagem. Nela diz que a Imolação que Deus nos pede é o morrer para nós mesmos; é dizer NÃO a nossa parte egoísta, vaidosa, auto complacente, esse aniquilamento do nosso eu, que já é familiar para todos os leitores da AVVD. O jejum, a mortificação, a disciplina, os sacrifícios, inclusive a humilhação, são parte desse morrermos para o nosso eu”. Empurrados pelo Espírito, hoje nós vos convidamos a dizer conosco as palavras de São Paulo: “Até nas tribulações nos gloriamos. Pois sabemos que a tribulação produz paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana...” (Rom 5, 3-5).
“Quem nos separará do Amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? Os perigos? A espada? (Rom 5, 35).
Lembramos esta oração do dia 28.09.90, na qual Jesus faz menção ao texto de Rom 8, 38-39, e vos convidamos a rezá-la todos os dias:
Jesus, nem a morte, nem a vida,
nem os Anjos, nem os Principados,
nem o presente, nem o futuro,
nem as Potestades,
nem a altura, nem a profundidade,
nem qualquer outra criatura
poderá alguma vez separar-me de Vós (Rm 8, 38-39);
prometo-Vos ser-Vos fiel;
é este o meu voto solene.
Ajudai-me a ser fiel a este voto
sempre e para sempre.
Amém"
Para fechar este editorial queremos lembrar-lhes que a continuação deste Boletim depende da contribuição de todos: em primeiro lugar das suas orações, como também e imperiosamente dos seus testemunhos, informes de trabalhos realizados, partilha das experiências apostólicas, dos avanços no ecumenismo e de todos os eventos organizados relacionados com a AVVD.
Entre todos nós tornaremos possível este meio de comunicação e de apoio mútuo!
A. L. – Comitê editorial.
Testemunhos do V Retiro Latino Americano da AVVD
(Camboriú, Brasil, 31 de Março a 6 de Abril de 2008)
Neste número do Boletim começamos a compartilhar os testemunhos que os participantes do retiro vão nos enviando. Iniciamos a série com o grupo do Peru.
No próximo Boletim continuaremos com os testemunhos do grupo da Argentina e assim até esgotá-los.
(...)
TESTEMUNHOS DO PERU
“Este Retiro tocou fundo na minha vida, (...) me senti muito próxima da AVVD, pude comprovar como é importante tudo o que ela envolve, a Grandiosidade do Senhor, senti a Sua Presença Viva todo o tempo. Quando nos apresentaram como representantes do Peru, senti uma alegria imensa pelo nosso país ter uma presença viva e, acima de tudo, poder dizer ao Senhor: “quero trabalhar para Ti de uma maneira muito ativa, a tal ponto que retornei ao meu país muito fortalecida espiritualmente e com muita vontade de bater em mais algumas portas para levar a Sua Mensagem de Amor. Essa sensação eu carrego latente comigo, como se tivesse vestido a armadura e a espada, com a Palavra, depois de cada palestra, de cada ato litúrgico, cada experiência foi única”.
O Padre Geraldo Simeão na hora da Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Outros momentos que apreciei (...) foram as homilias dos sacerdotes e Bispos; a do Padre Gerardo (católico) que foi a última, foi maravilhosa, citou a palestra do Padre Raniero Cantalamessa sobre o ecumenismo, foi perfeita como fechamento do Retiro. E como fecho de ouro o presente da Medalha beijada por Jesus!!! Um presente para cada um de nós, com a estampa, foi tudo maravilhoooooso!!!!!!
Um forte abraço e um beijinho para todos vocês!!!
Liliana Vassallo
“O Retiro foi realmente um presente de Deus. As experiências vividas foram muitas durante estes dias. Vivemos uma verdadeira unidade. Senti-me participante de uma grande família, nunca pensei que este grupo de espiritualidade estivesse tão organizado, fiquei encantada com as reuniões de trabalho, aprendemos muito e renovei o meu coração, meu compromisso de continuar trabalhando para difundir as mensagens, para perseverar no meu Grupo de Oração, já que neste ano completaremos 10 anos ininterruptos de reuniões às terças-feiras e poder continuar com a Beth Myriam, tratando de fazer sempre a Vontade de Deus. Voltei feliz e com muita vontade, este encontro nos fez muito bem. Amo a todos”.
Luttie Lazarte
“Nunca na minha vida passei por uma experiência semelhante, me senti rodeado de amor e de amizade de pessoas que eu nunca havia visto. Não somente aprendi e me enriqueci enormemente com as palestras de Vassula, do Padre Teófilo e dos demais sacerdotes e membros da AVVD, como também aprendi com os testemunhos valiosíssimos que foram prestados, aprendi com o comportamento do grupo, entendi o que é a humildade e a generosidade. Com Vassula à frente, entendi que o que o Senhor deseja é que estejamos unidos Nele, como um só corpo e que devemos entregar-nos com amor e humildade para alcançar essa graça. Foi lindo ver os sacerdotes católicos, ortodoxos e anglicanos, todos juntos e imaginar por um momento que assim deveria ser sempre e que pela graça de Deus algum dia acontecerá. O Senhor e Nossa Santa Mãe nos dêem força, sabedoria e amor para continuar esta obra. Dou graças a Deus por ter-me permitido participar do Retiro. Que Deus os abençoe”.
Jorge Távara

Da esquerda para a direita: Libertad, Jorge, Luttie, Esperanza (México), Liliana, Lupe (México) e Jéssica (México). Quem tirou a foto foi Marcela.
“Foi uma maravilhosa experiência que tive neste Retiro. Me senti ainda mais unida a AVVD, senti muito de perto o amor de Nosso Senhor a todo momento, estive todos os dias com Ele... acompanhando-O no Santíssimo. Houve um dia que amanheci junto Dele, a madrugada toda, foi no dia 5 de Abril (sábado) que recebi o meu melhor presente de aniversário. Foi maravilhoso compartilhar com todos os grupos de diferentes países, juntamente com os Bispos e Sacerdotes, em especial ter visto o Padre Teófilo. Estou maravilhada com o ato de amor de Nosso Senhor através de Vassula, com o maravilhoso favor da medalha e da estampa. Gostei muito de Camboriú e, mais ainda, porque tudo foi escolhido por Nosso Senhor, sinto-me muito lisonjeada em trabalhar para o Senhor naquilo que seja a Sua Divina Vontade. Recebam um forte abraço. ”
Libertad Prettel

“Antes de viajar para o Retiro, pedi ao Senhor que me desse um presente, se é que estava na Sua Santa Vontade, apesar de que eu sei que Ele se encontra em toda parte, pedi que estivesse perto na pessoa de Vassula, em algum momento. Abri um dos volumes das Mensagens da AVVD e “ELE” praticamente me disse que não me preocupasse e mais outras coisas lindas, mas Suas últimas palavras foram: “EU ESTAREI CONTIGO”. Disseram no Retiro para que não nos aproximássemos de Vassula, que não tirássemos fotos, etc. Em primeiro lugar fiquei frustrada, mas, irmãos... o Senhor cumpriu Sua Promessa... “Pude tirar lindas fotos de Vassula, mas uma (esta acima) é a “TOP”, já que pedi especialmente a Jesus para poder tirá-la. Que Deus os abençoe”.
Marcela Suito Velarde de Parodi

Marcela Suito Velarde de Parodi, juntamente com Liliana Vassallo, são as responsáveis pela evangelização da AVVD no Peru. Ambas levam as Mensagens por todo o País, obtendo muito bons frutos. Luttie Lazarte é uma voluntária incansável, responsável pelas compras e pela cozinha da Beth Myriam, em Lima, onde se alimentam em torno de 180 pessoas diariamente.