INÍCIO MENSAGENS
Vassula Ryden no Brasil 1999

No dia 19 de Março de 1999, chegou ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em missão evangelizadora, a Mensageira dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, Vassula Ryden. Já pela manhã, concedeu entrevista na Rádio Imprensa; e neste mesmo dia, às 19 horas, reuniu-se com um grande número de pessoas na "Concha Acústica da UREJ", onde falou da presença viva de Jesus no nosso meio, da necessidade de nos converter, converter hoje, agora. Vassula disse que Jesus quer a nossa participação directa no Seu plano de Salvação através da evangelização, tão lembrada e desejada por Sua Santidade o Papa João Paulo II. As pessoas presentes absorveram atentamente cada palavra que a Mensageira dizia.

Logo no dia seguinte, 20/03, num dos salões do Hotel onde Vassula se hospedou, realizou-se um encontro com os organizadores do evento. Foi um momento muito forte e precioso; todos os participantes perceberam a acção e presença do Espírito Santo naquela reunião. Vassula responsabilizou-nos e mostrou-nos a importância de sermos membros activos neste trabalho de evangelização de "A Verdadeira Vida em Deus", quanto Deus espera de nós nesta missão, quantas pessoas estão ainda necessitando da nossa ajuda para se voltarem para Deus. Através de testemunhos vividos em todo o mundo, ficou clara a força das Mensagens de Jesus que arrasta, converte. Como as mensagens vêm de Deus, elas transformam; e por isso desagrada muito a Satanás. É este o motivo de ser tão perseguida. Devemos ser dóceis, humildes, como também fortes e perseverantes, no nosso trabalho; pelos frutos, veremos que Jesus caminha conosco, está ao nosso lado, vivo e actuante.

Todos os presentes se sentiram tocados com as suas palavras, tão firme, segura, clara e tão cheia de sabedoria Vassula se nos revelou. Neste encontro os propósitos foram renovados. A decisão de um trabalho prático e concreto foi assumida, o grupo sentiu-se forte, cheio do Espírito Santo e disposto a trabalhar para Honra e Glória de Deus.

À tarde deste mesmo dia 20, Vassula já se encontrava na comunidade de Vitória, no estado do Espírito Santo, onde foi recebida pela primeira vez. Reuniu-se lá com um número maior de pessoas, que vibravam ao escutá-la, a aplaudiam confirmando a sintonia de suas palavras que nos tocavam directamente no coração. Neste encontro, um jovem de 21 anos, Eduardo Farias Holanda, deu o seu testemunho e falou da importância das Mensagens de "A Verdadeira Vida em Deus", que transformam os corações. Contou que, ao ler as Mensagens, percebe que Jesus lhe fala directamente, sente o Amor Infinito e Misericordioso d'Ele, que lhe toca o coração, o desejo que brota da alma de ser melhor, de fazer algo mais por Deus. Este jovem, que há um ano atrás não conhecia as Mensagens, levava uma vida profana e desregrada, nem sequer era baptizado, após conhecê-la, sentiu um forte desejo de conversão, procurando os meios da Igreja. Em dois meses de preparação, recebeu o Sacramento do Baptismo; depois, o da Eucaristia e da Confirmação (Crisma); hoje, participa activamente na Igreja, procurando participar na Missa diária. Ele convidou a todos para lerem e divulgarem os escritos de Jesus contidos nos livros A Verdadeira Vida em Deus, pois estes escritos o levaram a conhecer as Sagradas Escrituras e a amar Jesus e a Sua Igreja. Após este encontro no Ginásio de Esporte do Exército, o Padre Vigário local estava esperando Vassula, sua comitiva e os organizadores do evento para um alinda e participada celebração da Santa Missa.

No dia seguinte, pela manhã, Vassula encontrava-se num outro estado brasileiro, desta vez na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, onde foi recebida como Vassula mais gosta, sendo o primeiro acto a Celebração da Santa Missa, concelebrada por vários padres simpatizantes e divulgadores das Mensagens de Jesus contidas nos livros de "A Verdadeira Vida em Deus". Vassula agradeceu aos padres, religiosas e organizadores presentes e exortou-os a continuar as suas missões ao serviço do Evangelho de Cristo.

Ainda neste dia, à tarde, Vassula concedeu uma entrevista na Televisão e no Jornal local; sempre com garra e força testemunha, de uma forma surpreendente, o Amor de Deus vivo no meio de nós. Às 19 horas daquele dia, a Mensageira já se encontrava no Ginásio do Esporte Clube Ginástico. Foi um encontro forte. Vassula falou com poder e inspirada pelo Espírito Santo. Pediu que fôssemos perspicazes, para usarmos da inteligência que Deus nos deu, para discernirmos tantas profecias que hoje estão espalhadas pelo mundo, gerando confusões, para pedirmos através da oração ajuda a Nossa Senhora, que hoje ainda Se manifesta através das Suas Mensagens e nos alerta para o perigo da Serpente, que pretende enganar-nos sempre. Falou do Amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Foi uma noite emocionante de fé, de renovação, sempre muito aplaudida pela multidão.

Vassula, sempre muito bem disposta, forte, decidida, e no dia seguinte, estava já em São José dos Campos (22/03), cidade do interior do estado de São Paulo. É Jesus quem lhe dá forças, disposição e resistência para aguentar, sempre tão bem disposta, as suas conferências, de duas, três ou mais horas. Também nesta cidade foi recebida com a celebração da Santa Missa, muito bem preparada e participada. À noite, às 19 horas, realizou-se o encontro com a multidão no "Teatro", um imenso pavilhão. Foi surpreendente naquela cidade o número de padres, religiosas e seminaristas presentes. As primeiras filas estavam lotadas com os representantes da Igreja. Mais uma vez Vassula testemunhou o Poder de Jesus que transforma. Com muita fé e confiança em Deus transmitiu à multidão o Amor vivo de Jesus presente nos dias de hoje; as pessoas, emocionadas, com lágrimas nos olhos, aplaudiam-na: tocadas com suas palavras tão sabiamente vindas da boca desta grande mensageira de nossos dias.

No dia 24/03, em Lauro de Freitas, no estado da Bahia, cidade ao lado de Salvador, no norte do Brasil, Vassula falou para uma grande multidão de fiéis, que a esperavam no Jóquei Clube da Bahia. Estavam presentes muitos padres e religiosas. As palavras de Vassula eram absoridas atentamente; as pessoas confirmavam a sintonia das mesmas com aplausos, ficavam extasiadas ao ouvir Vassula. Aquela comunidade sentiu-se tão agraciada, que já em seguida manifestou o desejo de trazer Vassula de volta, num futuro próximo. Vassula responsabilizou a todos, para continuar o seu trabalho, frisou que a missão que ela recebeu é também a nossa missão "a de evangelizar". Devemos buscar os nossos irmãos afastados de Deus, aqueles que se encontram nas sargetas, dar-nos as mãos para juntos trabalharmos unidos. No final do encontro, coroado com grande êxito, uma chuva forte foi derramada no exacto momento em que Vassula ergueu a Cruz onde contém uma relíquia da verdadeira Cruz de Cristo. As pessoas sentiram-se banhadas pela força do Espírito Santo, renovadas, com um novo propósito em suas vidas.

Dia 25/03, à tarde, Vassula estava em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O encontro foi às 19 horas, no Ginásio de Esporte do Colégio Aderbal Ramos da Silva. Foi surpreendente o número de pessoas presentes, destacando-se sempre a presença de sacerdotes e religiosas. Pessoa de cidades, regiões vizinhas e de muito longe, movidas pelo Espírito Santo, não medindo sacrifícios para ouvir a que é uma grande profeta dos nossos dias. Uma senhora D. Maria de Jesus, deu o seu testemunho: viajou cerca de 2.500 km para participar deste encontro, mostrando-nos o poder e a força destas Mensagens que atraiem. Os presentes perceberam que, quanto maiores são as provações, as perseguições, maiores são também as graças de Deus. Os inimigos das Mensagens atacam, mas o Espírito Santo fortalece, a fé aumenta e os frutos são cada vez maiores.

Em Florianópolis, o encontro doi mavavilhoso; os organizadores com muito carinho fizeram um trabalho de preparação excelente; nas pequeninas coisas percebíamos o desejo de servir e agradar a Deus. Não mediam esforços para tornar aquele evento num encontro forte e pessoal com Deus. Vassula, tal como nos outros lugares, falou com muita sabedoria, transmitiu com segurança aquilo que Jesus lhe inspirou. Deus manifestava-Se nos corações das pessoas que, atentas, absorviam as palavras, gravando-as em seus corações. Após a palestra de Vassula, ouvíamos os comentários: "Foi maravilhoso. As palavras de Vassula convertem, sentimo-nos renovados..., etc." O que mais no animou, foi ver as pessoas a vibrar e, logo a seguir, organizar-se para com mais empenho continuar o trabalho conforme Jesus tem inspirado a Vassula na Verdadeira Vida em Deus. Também em Florianópolis não foi esquecido o testemunho de São Paulo, que passando três anos na prisão, quando solto, no mesmo instante, em frente da porta do presídio, testemunhou Jesus. Este encontro terminou num clima de entusiasmo e fé contagiante. Neste mesmo dia, após o encontro, como também no dia seguinte, foi celebrada uma Missa em acção de graças, em que os organizadores do evento tiveram a oportunidade de ter um contacto mais directo com Vassula. Para Vassula, a celebração da Santa Missa é o ponto mais alto de todos os acontecimentos nas suas viagens.

Dia 26/03, no Ginásio da Brigada, em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, às 19 horas, a incansável testemunha de Jesus, Vassula Ryden, lá estava, dando mais uma nova prova do seu desprendimento, do seu amor a Jesus, da sua doação ao serviço dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. O seu testemunho transforma, toca o coração das pessoas, porque é verdadeiro, sincero. As suas palavras brotam do coração, não são simples discursos; Vassula não se preocupa com usar palavras bonitas, para impressionar a platéia: fala com clareza, simplicidade, no amor do Pai, na amizade e intimidade que devemos ter com Jesus que está vivo, sempre presente, ao nosso lado, nas 24 horas do dia. Fala do Espírito Santo que nos santifica e que se manifesta na pessoa do nosso próximo. Em Porto Alegre, tudo correu muito bem; os presentes confirmavam com palavras e aplausos as palavras de Vassula. Ela falou prolongadamente e com a sabedoria de sempre, transformando e tocando os corações dos presentes. Os organizadores com muita maturidade, tudo providenciaram para que o encontro decorresse da melhor maneira; com um esquema de segurança muito bem montado, a palavra de Deus foi semeada. Sentimos que, tal como nos outros locais, os frutos vão ser abundantes, pela forma como foi acolhida a Mensagem.

No dia seguinte, 27/03, foi concelebrada uma linda Missa, com a procissão dos ramos, muito participada pelos presentes e à tarde aconteceu um encontro com Vassula e os organizadores do evento, onde foram traçadas as metas para a continuidade deste apostolado ao serviço da obra de Deus.

Graças à disponibilidade de Vassula, que se oferece a tantos sacrifícios, abandonando-se a si próprias e à sua família, entregando-se ao serviço de Deus e de seus irmãos, a semente foi lançada, e já podemos sentir a eminência dos seus frutos.

A maturidade das pessoas, o apoio que esta obra tem alcançado de grandes teólogos em todo o mundo, de bispos, cadeais e sobretudo os testemunhos concretos de conversão no Brasil e no mundo, estimulam-nos a continuar com muito mais força este apelo de Jesus "O convite a trabalhar pela conversão e pela evangelização", tão desejada também pelo nosso Santo Padre o Papa João Paulo II.

Confiamos este trabalho ao Amor Misericordioso de Jesus, que quer unir-nos; e, através do trabalho com muita garra, força e humildade, juntos, de mãos dadas, neste imenso Brasil, vamos ajudar Jesus a vencer o mal que com tanta força faz destruir o bem. Sabemos que o Espírito Santo nos fortalecerá cada vez mais; e, com Nossa Senhora, um dia a cabeça da Serpente será esmagada.

Vassula, nesta sua peregrinação ao Brasil, falou para uma multidão de pessoas, cercade 20.000. Os tempos são difíceis, Satanás é muito forte, porém as Mensagens e o poder de Deus é muito maior; é o que podemos testemunhar em todos estes encontros, por todo o Brasil. Os grupos de oração fortaleceram-se, serão criados muitos novos grupos e a evangelização será redobrada: tudo para maior Honra e Glória de Deus.

José Beneval Rosa

(de 'Anunciai a Boa Nova', nr. 162, pg. 456-459)


retorna à página principal